top of page

Projetos de Pesquisa

O Laboratório de Ecologia e Manejo de Animais Silvestres (LEMAS/IFRJ) desenvolve projetos de pesquisa na área de Ecologia (Ciências Biológicas), especificamente em Ecologia Teórica e Ecologia Aplicada.

  • Facebook Square
Projeto REFAUNA
 

​A defaunação das florestas do Brasil, e consequente ruptura das interações ecológicas, torna urgente a realização de projetos de reintrodução de fauna. Este projeto tem objetivo construir uma Rede para viabilização de projetos de reintrodução, além de realizar a reintrodução de populações viáveis de anta no Parque Estadual dos Três Picos e na Reserva Ecológica Guapiaçu, e de cutia e bugios no Parque Nacional da Tijuca.

​

Projeto desenvolvido em conjunto pelo IFRJ, UFRJ (Fernando Fernandez) e UFRRJ (Alexandra Pires), com parceria com a Uerj (Joana Macedo e Haydée Cunha) e Fiocruz (André Roque).

Patrocinado pela Fundação O Boticário, Faperj, CNPq e IFRJ. 

SAIBA MAIS SOBRE A PARTICIPAÇÃO DO LEMAS NESTE PROJETO

Projeto Mamíferos semiaquáticos
 

​Os mamíferos semiaquáticos são animais que possuem adaptações para o ambiente aquático e realizam suas atividades majoritariamente na água, mas que ainda mantêm ligação com a terra. Apesar de ser um dos grupos de mamíferos mais ameaçados de extinção, existem poucos estudos sobre o grupo como um todo ou focado em uma espécie. Esse projeto tem como objetivo central, compreender o padrão de riqueza geral do grupo e estudar a ecologia das espécies de mamíferos semi-aquáticos da Mata Atlântica.​

 

Projeto em etapa final.

Projeto Ecologia de estradas
​

Estradas e rodovias estão entre as estruturas mais marcantes da expansão das atividades humanas, e podem afetar a fauna local de diversos modos. Estimativas recentes apontam que cerca de 475 milhões de vertebrados silvestres são atropelados anualmente no Brasil. Assim, a Ecologia de Estradas emerge como uma tentativa de mitigar os efeitos negativos das estradas e rodovias. O presente projeto tem como objetivo geral verificar a eficácia de zoopassagens em mitigar o efeito barreira ao fluxo de indivíduos causado pelas estradas.

​

Projeto inativo.

bottom of page